Fazer os alunos prestarem atenção

Conheça a técnica pirata usada para fazer os alunos prestarem atenção

Em:

A distração em sala de aula é uma das principais causas da falta de entendimento do conteúdo. E fazer os alunos prestarem atenção é o desafio de todo o professor. Hoje, muitas vezes, a conversa paralela se torna mais interessante que o assunto abordado e aí surgem os problemas de aprendizado. Para vencer essa ‘concorrência’ não é preciso falar mais alto ou exigir com autoridade, basta atrair a atenção, despertar a curiosidade da turma. E, para isso, existe uma técnica simples, mas muito eficaz: o gancho!

 

Bem-vindo a bordo, Capitão!

A ideia vem justamente dos piratas. Viajantes do mar que, ao perderem a mão, usavam o gancho no lugar pela facilidade de conseguir continuar ‘puxando’ coisas, mesmo sem o membro original. Trazendo para o contexto escolar, o gancho vai ser o gatilho usado pelo professor para ‘puxar’ o assunto, introduzindo o novo conteúdo. Essa introdução deve ser sucinta, mas abordando os principais pontos da nova lição, sobretudo aqueles que vão chamar mais a atenção da turma. Há também elementos didáticos que podem ser usados pelo professor para exemplificar e tornar essa aula introdutória mais dinâmica e atraente.

1. Audiovisuais

Usar filmes, documentários, trechos de programas de TV ou entrevistas para dar o start em um assunto é uma das mais comuns e mais certeiras estratégias para prender a atenção. Isso porque os alunos estarão totalmente envolvidos, vendo e ouvindo sobre o novo assunto e deixando de lado as possíveis distrações. É bom também porque agrega novos elementos à aula e estimula os alunos a buscarem produções cinematográficas, por exemplo, que tratem sobre esse ou outro tema a ser abordado.

2. Jogos e desafios

As atividades lúdicas evoluíram muito e hoje há games que trabalham os mais variados assuntos e que podem ser levados à sala de aula. Na internet há centenas de boas ideias de jogos que envolvem a classe e promovem o conhecimento, e que podem ser utilizados pelo professor para atrair a atenção dos alunos. Os clássicos também funcionam! Perguntas e respostas, cruzadinhas e caça-palavras podem ser duplamente úteis, pois também trabalham a capacidade de comunicação, escrita e memória.

3. Visuais

Outra excelente alternativa é usar imagens aleatórias sobre o tema a ser introduzido e questionar os alunos sobre o que eles pensam sobre. Usar fatos reais ou ainda elementos de histórias que eles conheçam: como gibis, filmes, livros, contos infantis, e aí apresentar o assunto mostrando como o tema já está presente no dia-a-dia. Hoje, com as montagens e memes da internet, há uma grande gama de elementos puramente visuais que podem ser usados para abordar os mais diversos temas a serem discutidos.

4. Áudios

É uma opinião unânime que a música tem o poder de invadir a mente de tal forma que, às vezes, passamos semanas com a mesma canção infernizando nossas cabeças. Então, porque não utilizar esse elemento tão poderoso para fazer os conteúdos ‘grudarem’ na mente dos alunos? Se você é um professor que toca, pode ainda levar o instrumento para a sala de aula e envolver os alunos na cantoria. Ou ainda fazer uma paródia. E não podemos esquecer do bom e velho texto, especialmente as poesias, poemas e, porque não, postagens em rede social. Quanto mais próximo o elemento estiver da turma, quanto mais cativante for, mais vai fazer os alunos prestarem atenção na aula e no assunto em questão. Na queda de braço entre a educação e a atenção, vale usar todos os elementos à disposição para envolver os alunos e repassar o conhecimento.

 

Assine o Super Ligados

Receba conteúdo exclusivo sobre educação em seu email.
É grátis e sempre será.

Todos os campos são obrigatórios.
Ao criar uma conta você aceita os termos de uso do Super Ligados.
Seus dados estão seguros conosco.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Super Ligados.

Leve a magia do Super Ligados para sua escola!

Crie agora mesmo uma conta, é simples e grátis!