Como gerar interesse nos alunos para a leitura de um texto

Como gerar interesse nos alunos para a leitura de um texto

Em:

A leitura não é um hábito no país. Uma pesquisa apresentada em 2016 mostra que 44% da população brasileira não lê e – acredite – 30% nunca comprou um livro. Ou seja, a chance dos seus alunos terem algum incentivador em casa é pequena e a responsabilidade de introduzir os estudantes à leitura recai sobre o professor.

Ler é fundamental na formação educacional. O hábito não só melhora o nível de leitura dos alunos, como também o de conhecimento, capacidade de assimilação e interpretação de texto. Habilidades imprescindíveis para o futuro cidadão, independente da área de atuação.

Mas, em meio a uma cultura pouco favorável e com tantos atrativos audiovisuais, como gerar interesse em sala de aula? Como incentivar os alunos e criar neles o gosto pela leitura? A resposta é simples: utilizando a curiosidade deles a seu favor.

Instigue

O ser humano é extremamente curioso – e é isso que nos difere dos demais seres deste planeta. Queremos sempre descobrir novas coisas, entender os porquês e acabar com as ‘pulgas’ escondidas atrás da orelha. E isso é um ponto à favor do professor.

Antes de começar uma nova leitura ou de passar um novo livro à classe, faça um ‘trailer’ da história. Fale sobre do autor e da obra em questão, trazendo elementos chaves da história, que despertem o interesse, mas sem entregar ‘o ouro’. Segue exemplo:

“Todos vocês já ouviram falar do nazismo, certo? Um movimento na alemanha, comandado por Hitler, que capturava Judeus e sentenciava-os à morte, sem possibilidade de julgamento. Os livros de história estão repletos de informação sobre isso, mas o que vamos ler hoje é o outro lado da história. O livro se chama ‘O Diário de Anne Frank’ e conta, nas palavras e na visão de uma menina, os horrores daqueles dias.”

Esta abertura não só dá uma pincelada no que a obra vai apresentar, mas situa o livro na história e ainda instiga a turma a querer saber o que Anne sentiu e qual o desfecho da história. O mesmo relato, por exemplo, poderia ser usado para introduzir outro livro sobre o mesmo assunto e também muito conhecido, “O Menino do Pijama Listrado”.

Incentive

A partir da leitura, podem ser desenvolvidas atividades como propor que cada aluno escreva um texto sobre uma situação, a partir do próprio ponto de vista. também serve para indicar outros livros, disponíveis na biblioteca da escola ou pública, que eles podem ler por conta própria.

Outra ideia é sugerir que a classe escolha um filme baseado em um livro, que nenhum dos alunos tenha lido ou assistido. Proponha que todos leiam a obra escrita e depois organize uma sessão de cinema para que todos juntos assistam a adaptação para o cinema.

Peça que eles relatem depois, oralmente ou por escrito, as diferenças entre o livro e o filme. Se as cenas foram montadas do jeito que eles imaginaram ou se fariam algo diferente. Mostre à eles que existem diversos filmes baseados em livros e incentive que eles busquem a íntegra dessas histórias na leitura.

Introduza

Muitos alunos passam mais de 10 anos na escola e visitaram a biblioteca pouquíssimas vezes – a maioria delas obrigados. faça um tour com eles pelo espaço, mostre como é feita a organização e quantos títulos estão à disposição deles para leitura.

Caso ainda não haja, proponha que a escola ofereça o empréstimo de livros aos alunos como forma de incentivá-los a ler. Mostre que existem muitos gêneros literários: romances, suspenses, baseados em fatos reais, biografias; e encoraje-os a encontrar um que gere interesse e começar a leitura.

Como sugestão final, organize um troca-troca de livros na escola. Um dia em que haverá uma grande feira do livro em que eles poderão trocar livros entre si ou, até mesmo, comprar novos livros, através da parceria com alguma livraria da cidade. Basta o interesse por uma obra para criar um leitor assíduo para a vida inteira.

 

Assine o Super Ligados

Receba conteúdo exclusivo sobre educação em seu email.
É grátis e sempre será.

Todos os campos são obrigatórios.
Ao criar uma conta você aceita os termos de uso do Super Ligados.
Seus dados estão seguros conosco.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Super Ligados.

Leve a magia do Super Ligados para sua escola!

Crie agora mesmo uma conta, é simples e grátis!