Como fazer o tema de casa não ser um castigo

Como fazer o tema de casa não ser um castigo

Em:

Dependendo da região em que você mora as tarefas extras dadas aos alunos terão nomes diferentes: dever, lição, tema de casa. O que não muda é a importância delas no ciclo de aprendizado do aluno.

Ter tarefas a fazer em casa significa que o aluno vai prolongar as horas de estudo para além daquilo que já é feito em sala de aula. Fazê-lo rever o conteúdo ou buscar novos conhecimentos é reconhecidamente uma forma de fazê-lo expandir os horizontes e também criar o hábito de estudar fora da escola.

Estímulo e suporte

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 43,2% dos estudantes que apresentaram os piores resultados não têm rotina de estudos fora da escola. Isso significa que o tempo de dedicação fora de sala é importante para ajudar os alunos a fixarem o conteúdo.

Mais do que isso, a pesquisa indica que é necessário que os alunos tenham ‘rotina de estudos fora da escola’, ou seja, o tema de casa deve estar sempre presente na vida acadêmica. E para se conseguir isso, mais uma vez, é necessária a contribuição dos pais.

Aproveite os momentos como conselhos de classe para reforçar aos pais a importância destes momentos de estudo em casa para que eles estimulem os filhos. Encoraje-os a se envolver (Socorro, os pais sumiram da minha escola. Veja como resolver.)  com essa rotina de estudos, contribuindo e dando suporte à realização dos deveres. É importante criar um ambiente em que o aprendizado possa vir de todos os lados, da escola, através do professor, e de casa, através dos pais.

Tema de casa

Para a maioria dos alunos ter algo para fazer em casa é mais um castigo do que uma forma de estudar – e essa ideia errônea precisa ser quebrada. A questão é que muitas vezes a escola e os próprios professores não dão às tarefas a real importância que elas têm.

As tarefas de casa não devem ser meras repetições. Exercícios iguais ou muito similares àqueles já feitos em sala de aula podem ser maçantes, chatos e cansativos. Por isso, prefira atividades em que os alunos têm de buscar conhecimentos para realizar a tarefa ou que seja realizada de forma diferente daquilo que se propõe em sala de aula.

Tenha em mente que o importante não é a quantidade, mas sim a qualidade do tema proposto. Quanto mais atrativo for o dever de casa mais o aluno vai se prender à tarefa e, consequentemente, aprender.

De casa para a escola

A tarefa foi proposta, os alunos realizaram e agora, em sala de aula, as respostas são ‘verificadas’. Aí está outro ponto errôneo do processo de lição de casa: tratar a correção como algo sem importância.

Para que o processo de aprendizagem seja completo os alunos precisam entender o porquê daquela tarefa específica, quais foram os erros e os acertos. Por isso, é fundamental planejar a aula de forma a ter sim um espaço para correção do tema de casa.

Se a tarefa foi de pesquisa, permita que eles apresentem pequenos resumos ou leiam as conclusões. Se forem questões com resposta específica – como na matemática por exemplo, resolva-as com eles e não deixe que continuem com dúvidas. Se eles entendem o assunto fica muito mais fácil assimilar a usabilidade dele no dia-a-dia e também para futuras provas.

Tarefa em branco

É quase um milagre ver que 100% da turma realizou a tarefa. No momento de correção não ignore aqueles alunos que não se dedicaram para cumprir o proposto. Converse com eles e tente saber porque não fizeram: se não entenderam a tarefa, se não conseguiram resolver, se não tiveram vontade ou tempo.

Aqui uma pequena observação: lembre-se de que a realidade dos alunos é diferentes. alguns podem estar enfrentando problemas em casa e essa resistência em sala de aula é reflexo do que ele vive lá fora. Falamos mais disso neste texto – Como lidar com o aluno rebelde em sala de aula

Assim que conseguir descobrir o que está acontecendo tente resolver o problema. Se a tarefa não foi entendida procure melhorar as técnicas de apresentação; se não conseguiram resolver aproveite o tempo de correção para rever a matéria e sanar todas as dúvidas; se foi falta de vontade ou tempo converse com seus alunos e reforce a importância de se dedicar em casa. Caso necessário, procure o apoio pedagógico da escola ou contate os pais para que também o ajudem nisso.

A educação é uma via de muitas mãos. O conhecimento do professor precisa ser ofertado à turma e aí, ao modo de cada aluno, é transformado e incorporado às mentes e à vida. Por isso é importantíssimo tê-los por completo. Afinal, sem alunos, o ato de ensinar não teria razão de ser..

Assine o Super Ligados

Receba conteúdo exclusivo sobre educação em seu email.
É grátis e sempre será.

Todos os campos são obrigatórios.
Ao criar uma conta você aceita os termos de uso do Super Ligados.
Seus dados estão seguros conosco.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Super Ligados.

Leve a magia do Super Ligados para sua escola!

Crie agora mesmo uma conta, é simples e grátis!