disciplina em sala de aula

5 atividades para conquistar a disciplina em sala de aula

Em:

Imagine a cena: alunos agitados, correndo pela sala, rindo e gritando deliberadamente. Lá na frente, sem o mínimo controle da turma – ou emocional – um acuado professor. Se não aconteceu com você tenho certeza de que você conhece algum profissional de educação que já passou por isso e sentiu vontade de chorar em sala de aula. Obter a disciplina de uma turma formada por dezenas de personalidades diferentes, com as mais diversas formações morais pode ser uma tarefa difícil, principalmente nos anos iniciais.

Se você está passando por este problema, o texto de hoje vai listar cinco atividades que você pode incorporar no dia-a-dia para conquistar a disciplina em sala de aula.

1.Tempo de reconhecimento

Feche os olhos dentro de casa, vá até a janela num dia de sol, e tente, de supetão, abrir os olhos. As pálpebras voltaram a se fechar, certo?

Isso é o que acontece quando chegamos a um ambiente diferente ao que estávamos. Nossos olhos demoram alguns segundos para se adaptar à claridade da luz e às cores.

O mesmo acontece com os alunos. É preciso dar um tempo para que eles saiam do modo ‘agitação’ e entrem no modo ‘estudo’.

Para isso, uma boa técnica é esperar do lado de fora da sala até que eles percebam que é hora da aula.

Você pode ainda criar uma palavra-chave para que você sinalize à turma que precisa iniciar as atividades e eles, em resposta à sua palavra, permitam a sua entrada em sala.

2.Respeite os espaços

Para as crianças, é importante que elas tenham um espaço só delas, onde possam desenvolver a capacidade de relacionamento, mas também de limites.

Faça-as entender que a mesa e a cadeira que elas utilizam é o espaço delas em sala de aula, a casa, e assim promova que cada uma organize o próprio espaço e também respeite o do colega.

Coisas como, guardar as mochilas ou lancheiras no local correto, manter pastas ou blusas debaixo da carteira, guardar os lápis e demais coisas no estojo.

Essa é uma lição padrão que vai ajudar na formação não só escolar, mas pessoal e profissional dos seus alunos.

3.Boas vindas e até logo

Use músicas ou palavras para iniciar e concluir a aula. Explique a importância de cumprimentar as pessoas ao chegar e de se despedir ao sair.

Faça destes momentos hábitos. Assim, a cada aula, elas estarão ansiosas esperado por esse momento e vão prestar atenção em você esperando que saúde ou despeça a turma.

4.Utilize o poder da voz

Toda vez e que for mudar de assunto ou mesmo se perceber que alguém está insistindo em atrapalhar a aula, mude a voz.

Use vozes mais graves ou agudas para sinalizar que algo diferente está acontecendo, mude inclusive o tom de voz, falando mais mansamente.

Isso chama a atenção dos alunos e os obriga a olhar e a prestar atenção em você.

5.Crie as regras da turma

Questione-os sobre proibições que eles conheçam, que se apliquem a eles ou aos pais e amigos, e peça ajuda para criar as regras da sala.

Não precisam ser muitas, quatro ou cinco, mas essenciais. Coisas como não bater ou morder, não gritar, esperar a vez para falar.

Faça um cartaz e deixe-o visível na sala. Se puder use uma figura para ilustrar. E cada vez que uma regra for quebrada mostre-a.

Lembre-se de que nem todas as crianças recebem a mesma formação moral ou de educação em casa, e que essas regras podem ajudar todos os professores na hora de trabalhar em sala de aula.

 

 

Assine o Super Ligados

Receba conteúdo exclusivo sobre educação em seu email.
É grátis e sempre será.

Todos os campos são obrigatórios.
Ao criar uma conta você aceita os termos de uso do Super Ligados.
Seus dados estão seguros conosco.

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Super Ligados.

Leve a magia do Super Ligados para sua escola!

Crie agora mesmo uma conta, é simples e grátis!